domingo, 23 de dezembro de 2007

Desligue o computador e vá...


Ler um livro:

- Harry Potter e as Relíquias da Morte, de J.K. Rowling – THE BEST!
- O Historiador, de Elizabeth Kostova – suspense até a última gota; será possível que o Drácula mítico tenha realmente existido?... E continuado vivo?!
- Sobre Histórias de Fadas, de J.R.R. Tolkien – Idéias do mestre
- As Viagens de Gulliver, de Swift – Uma viagem...
- Admirável mundo novo, de Aldous Huxley – Outra viagem. O melhor da ficção científica.
- O Cavaleiro Inexistente, de Ítalo Calvino – A lendária história de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura (!), o cavaleiro que... não existe!
- O Último Reino, de Bernard Cornwell – Livro 1 das Crônicas Saxônicas, para os apaixonados por romances medievais.
- Dragões do Crepúsculo do Outono, de Margaret Weis e Tracy Hickman – Livro 1 das Crônicas de Dragonlance, para os super apaixonados por fantasia medieval!
- O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson – Clássico da literatura de terror.
- Orgulho e Preconceito, de Jane Austen – História tão tão bonitinha!...

Ver um filme:

(Locadora)
- O Amor Não Tira Férias - ^^
- O Clã das Adagas Voadoras – Porque chineses voadores são encantadores.
- A Promessa – Mais chineses que voam.
- Memórias de uma Gueixa – Uma pintura.
- Sunshine, Alerta Solar – Para relembrar a boa e velha ficção científica.
- Blade Runner, o Caçador de Andróides – Versão remasterizada!
- Orgulho e Preconceito – Incansável.
- Moulin Rouge – "The greatest thing you'll ever learn is just to love, and be loved in return..." Incansável 2.
- Mais Estranho que a Ficção – “Essa é a história de um homem chamado Harold Crick e seu relógio de pulso”. Surpreendentemente bom! Will Ferrell no seu melhor.
- Com a Bola Toda – Para rolar de rir com o torneio de queimada de Ben Stiller.
- Paranóia – Suspense (parece legal).
- Mimzy, A Chave do Universo – Aventura (parece legal 2).
- A Voz do Coração (Les Choristes) – Porque o cinema francês é encantador!... A história de um coro de garotinhos, lindo demais.
- Tapete Vermelho – Porque o cinema brasileiro também é encantador. Matheus Nachtergaele numa jornada em busca de Mazzaropi.

(Cinema)
- A Bússola de Ouro – Primeira parte da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman. ESTRÉIA: 25 de dezembro



Boas férias!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Um singelo adeus ao Manel

O vizinho da minha avó morreu e fiquei sabendo algumas horas atrás. Pode não parecer muita coisa, “o vizinho da minha avó”, pode até não parecer nada, mas era muita coisa sim. Da penúltima vez que o vi, sentadinho no bar de sempre, passei direto só com um aceno, mas me detive, repensando meio que involuntariamente e voltando alguns passos atrás pra falar com ele um pouco mais direito que isso. Ele estava com um curativo perto da barriga, falou que em breve ia receber o rim da irmã e tudo ia ficar bem. Falou pro meu namorado que eu era a menina mais especial de Vila Velha, não, do Espírito Santo todo, e falou que me considerava como se fosse uma filha sua. O olho dele ficou todo vermelho e cheio de água assim, com menos de um minuto de palavra.

Da última vez que o vi só acenei, dei um sorriso em alta velocidade e segui em frente, como fiz tantas vezes nessa vida. Ele ia operar amanhã, mas morreu hoje.

É nessas horas que a gente pensa... Eu deveria ter parado... Eu deveria ter “perdido” um minutinho do meu dia com ele... Foi o último e eu o perdi porque estava com pressa pra fazer alguma coisa que não lembro o que, e que não importa mais. Nós somos muito idiotas mesmo.

"Nessas eleições não vote em branco, vote em Manoel Preto!"

Meu voto vai pra você, Manel.
Até mais companheiro ^^

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Que se dane.


Num desses domingos o Fantástico anunciou os cientistas que negam o aquecimento global. Eles dizem que de anos em anos (e põe anos nisso) a Terra passa naturalmente por um processo de mudanças climáticas, seja pra mais frio ou mais quente, e que o homem não tem nada a ver com essa mudança que está acontecendo agora. Tá. A Terra passa por um processo de mudanças climáticas naturalmente sim. Mas nossas emissões absurdas de gás carbônico, nossa produção em massa de lixo - toneladas dele -, as florestas inteiras que queimamos e derrubamos, o tanto de porcaria nossa que jogamos na água, o tanto de água que nossa população global absurdamente crescida gasta... Nada disso faz a menor diferença para o mundo segundo os “céticos do aquecimento global”. Ótima notícia! Maravilhosa! Publiquem isso nas principais revistas, falem no Fantástico, no Jornal Nacional, divulguem! Todos irão adorar! Que beleza, quem diria, não precisamos mais economizar água, nem reduzir nossa produção de lixo, nem nos dar ao trabalho e incômodo de separar os que são recicláveis! Nada disso faz diferença nenhuma!... Viva!

Fico imaginando quantas pessoas adoraram ouvir isso. É bom né, não ser responsabilizado. Jogar a culpa pra outro lado que não o nosso. É um alívio. Não temos nada a ver com o aquecimento global!... Incrível. Era tudo que eu mais queria ouvir. Não vou precisar mais me preocupar com aquele bando de coisa que falavam pra eu me preocupar! Ufa, é um peso que sai das minhas costas...

Conheço várias pessoas (entre amigos e parentes) que sustentam o discurso: “Vai ficar quente mesmo, então que se dane”. Pra mim é isso que os “céticos do aquecimento global” espalham por aí, pela Rede Globo e outros meios decisivos mais. Dane-se. A culpa não é nossa. Vai esquentar mesmo e ninguém pode fazer nada a respeito. Polua, gaste, derrube, deixe pra lá. Quê isso, uma coisa dessas não iria acelerar absurdamente o processo natural do planeta!... Não, quê isso. Jamais...