domingo, 12 de agosto de 2007

Sobre a ausência e o nosso lixo


Acho que o fluxo (nem tão) contínuo de postagens com dia previamente determinado foi quebrado aqui neste blog... Peço desculpas aos meus fiéis e assíduos leitores. Vocês devem estar decepcionados... Eu também estou.
Após longa espera eis que as aulas finalmente começaram. Mas isso não pode e não deve ser motivo de abandono das minhas antigas atividades (pelo menos não de todas!). Prometo que não largarei o Abrace o Mundo, que adoro! E que não largarei vocês, que adoro também! Só os dias de inspiração combinada com disponibilidade que devem dar uma variada agora.

Queria essa semana ensinar alguma alma interessada a fazer sabão com gordura usada, só que acabou que a experiência ainda não deu certo... O sabão não está endurecendo por nada (entendidos em química, ajudai-nos!). Mas sim, gordura usada causa um mal terrível à natureza e a gente vive colocando mais dela no mundo, e sim, ela pode ter um “fim” mais útil virando sabão! Assim que der certo falo como se faz caso alguém esteja curioso (e conclamo vocês a me ajudarem a juntar a gordura ao invés de jogar fora).

Também queria dizer que a pilha recarregável foi a invenção do século! Pode ser que só eu ainda não tenha dela em todos os tamanhos, mas como precaução, caso exista mais alguém, tenho que dizer que o investimento vale a pena e que a gente tem que fazê-lo urgente! Você vai poupar? Vai. Vai ser mais prático? Vai. Mas o mais importante, você vai parar de jogar pela janela aquele bando de material nocivo à natureza. O uso de uma única pilha recarregável trás benefícios equivalentes à reciclagem de milhares de pilhas comuns. Agora, se você tiver que se livrar de alguma dessas, lembre-se de não jogar simplesmente fora, no lixo. Os elementos químicos presentes na infeliz podem vazar e contaminar o solo, nascentes d’água... Procure o posto de reciclagem mais próximo da sua casa! Por aqui na minha terrinha canela verde sei que recolhem nossas pilhas usadas no Supermercado Carone e na Rocha’s Eletrônica (olha eu fazendo propaganda de graça... Tudo pela causa!).

Quer aproveitar e saber o que fazer com a venenosa lâmpada fluorescente? Enquanto ela está intacta não oferece nenhum risco, mas quando quebra... Ela libera seu conteúdo de vapor de mercúrio que pode até matar o sujeito, através da respiração ou simplesmente, herrr... Atravessando suas células mesmo! A solução seria a reciclagem também, mas aqui no Brasil aparentemente o serviço ainda é bem limitado... A empresa que trabalha com isso mais próxima dos capixabas fica em São Paulo. E como o transporte é meio complicado, ainda fica a questão: o que a gente faz com as benditas das lâmpadas? Cara, recomendam a gente a guardar a caixa da lâmpada, para que quando ela der pau guardemos lá de volta pra jogar fora, não se esquecendo de escrever pra tomarem cuidado porque ela está quebrada ali dentro. Mas, cuidados a parte, ela provavelmente vai parar no aterro sanitário mesmo... Segundo estimativas, atualmente 95% das cerca de 40 milhões de lâmpadas fluorescentes consumidas são depositadas em aterros, e esse mesmo aterramento das lâmpadas permite que o mercúrio se infiltre no solo, atinja mananciais e acabe com a cadeia alimentar humana. Putz! Que droga de economia que custa caro.

5 comentários:

Carlos Castellani disse...

Essa frase da Madre Teresa de Calcutá me lembra você.

“Sei que o que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano seria menor”.

Anônimo disse...

Minha mãe faz sabão com óleo usado(na verdade ela faz com a gordura que escorre do frango qd ele assa)
Quando ela fizer te chamo!!!Faz até detergente,é bom pro meio ambiente mas destrói a mão...forte demais!!!
Que bom que você voltou a escrever!!Estava sentindo falta!!

PS.:quando me ver não esqueça de pedir sua escova!Ela fica na minha bolsa mas esqueço de entregar...
BJOK

Anônimo disse...

Já fiz meu investimento comprando as pilhas recarregáveis :)

e só agora fui perceber que já podia ter morrido há muito tempo, e posso ter matado muita gente e muitas plantas...
porque sempre que eu encontrava uma lampada fluorescente naquelas caçambas de lixo, quando eu era menorzinho, eu fazia questão de explodi-las só pra ouvir o barulhão :/
mal sabia que fazia tanto mal assim :~~


peço desculpa pra todo mundo que eu posso ter afetado desde já.
perdoem-me!

Carlos Castellani disse...

Você ganhou o prêmio de comentarista oficial do meu blog

até nos textos em esperanto tem comentários seus

=)

Valeu pela força letícia

Depois agente se fala

Abração

Diego Moretto disse...

Putz é isso msm, apesar de estar cansado de ouvir falar disso nas aulas de Biologia Aplicada e Ecologia, lendo isso ainda me deixa bem curioso para conhecer cada vez mais. Há uma burocracia imensa para se reciclar certos produtos. É certo que grande parte da população não conhece o peigo para a natureza q é a lampada florescente, e o pior, ninguem esta disposto para demosntrar isso. Acho q passei o recado, hehehe.

OBS1: Cara, vc ta colocando glicerina concentrada e deixando no fogo pelo tempo certo?! Fui obrigado a participar de uma oficina do sabão no CEFETES, aí vi como se faz mais ou menos utilizando gordura.

OBS2: É amiga blogueira, pelo visto ser seu calouro vai demorar mais um tempinho... esse sistema de cotas acabou com minhas esperanças... aiai. Bjus e fiquei feliz q tenha me visitado e tenha voltado à este mundo da blogosfera!!!