terça-feira, 28 de agosto de 2007

Versões


Não lembro o que eu estava fazendo no dias 12, 13 e 14 de abril de 2002, mas tenho certeza que não estava assistindo jornal...

12/4/2002 - Oficiais militares OBRIGAM o presidente da Venezuela Hugo Chávez a renunciar (golpe de Estado), acusando-o pelas mortes durante as manifestações em Caracas. Pedro Carmona, presidente da Fedecámaras, é apontado como presidente interino do novo governo de transição.

13/4/2002 - Apoiado por militares simpatizantes de Chávez e indignados com a situação irregular imposta ao país, o vice de Chávez, Diosdado Cabello, assume a Presidência, força a renúncia de Carmona e diz que fica no poder até que Chávez reapareça para assumir suas funções ou renunciar oficialmente à Presidência.

14/4/2002 - Durante a madrugada, após dois dias “afastado” (sim, a palavra mais adequada seria seqüestrado), Hugo Chávez reassume o governo da Venezuela aclamado pela população.

Comentários da GRANDE MÍDIA na época (comemorando e pegando carona no golpe):

"'Num pedaço do mundo onde a democracia ainda é uma experiência recente, Hugo Chávez frustrou milhões de eleitores em seu país com promessas que não poderia cumprir. Que sirva de alerta aos brasileiros neste ano de eleição.”
Fernando Abrúcio (cientista político da Rede Globo, alertando contra a candidatura Lula) no Jornal Nacional

“O estilo mandão de Chávez prova que a era do populismo não funciona, e olhe que ele tinha um formidável caixa para distribuir, devido ao fato de a Venezuela ser um grande produtor de petróleo. Na verdade, Chávez prova uma lição que o restante da América do Sul aprendeu já há algum tempo: quem trata a democracia como ele tratou, desrespeitando instituições e preferindo mandar com a bota em vez de dialogar, não deve ficar espantado ao ser varrido do poder."
William Waack, no Jornal da Globo

"Eu ia dizer que a América Latina estava se 'rebananizando', com o Hugo Chávez no seu delírio fidelista, com a Colômbia misturando guerrilha e pó, abrindo a Amazônia para ações militares americanas e com a Argentina legitimando o preconceito de que latino não consegue se organizar. Os norte-americanos não conseguem nos achar sérios e democratas. É mais fácil nos rotular de incompetentes e ditatoriais. Mas aí, hoje, o Chávez caiu. Só que os militares entregaram o governo a um civil democrata. Talvez a América Latina tenha entendido que a idéia de romper com tudo, do autoritarismo machista, só dá em bananada. Temos que nos defender, sim, da atual arrogância imperial americana. Mas a única maneira será pela democracia radical. Por isso acho boa notícia a queda do Chávez. Acordamos mais fortes hoje e eu já posso 'desbananizar' a América Latina. Para termos respeito da América e do mundo temos de ser democráticos. Tendo moral pra dizer não".
Arnaldo Jabor (e sua bufonaria habitual) no Jornal Nacional

Algumas falas da MÍDIA ALTERNATIVA:

“Quer dizer que os militares haviam entregado o governo a um civil democrata? O empresário Pedro Carmona dissolveu o Congresso, destituiu todos os integrantes da Suprema Corte e ganhou mecanismos para dissolver os poderes constituídos em todos os níveis. Mas a desfaçatez do jornalismo global não tem limites. Em suma, nunca a Globo se mostrou tão venezuelana como naquela noite. Nunca interpretou tão bem seu papel de protagonista da globalização neoliberal na periferia. Poucas vezes foi tão explícita em esmagar a cidadania usando seu poder de mídia. O que nos resta, como democratas, ante a nova ofensiva midiática contra o presidente venezuelano? Juntarmo-nos aos que lutam por uma nova ordem informativa e prestar incondicional solidariedade a Hugo Chávez. Isso é o mínimo.”
Gilson Caroni Filho, na agência de notícias da América Latina, Adital

“Hugo Chávez, o homem que enfrentou as elites da Venezuela, sonhou com uma América Latina livre do domínio de Washington e trabalhou para unir os países produtores de petróleo, foi deposto e está preso num quartel. Seu governo foi liquidado pela adesão da maior parte das forças armadas a um apelo ao golpe, lançado pelos principais dirigentes empresariais. Pedro Carmona, líder da conspiração e presidente da federação empresarial mais poderosa (a Fedecamaras) foi feito ‘presidente’ esta manhã. Horas depois, dissolveu o Congresso e a Suprema Corte. Em todo o mundo, a mídia favorável ao neoliberalismo está procurando disfarçar a quartelada, preferindo falar numa ‘pressão irresistível da sociedade civil’ contra Chávez. O exame dos fatos não serve apenas para desautorizar esta versão e expor o descompromisso dos meios de comunicação com a democracia. Ele revela que jornais e cadeias de televisão foram os principais articuladores da trama contra o presidente eleito. A mídia atuou como pivô da quartelada e quer agora vender ao mundo a imagem de um ‘movimento cívico’ contra o presidente.”
Antonio Martins e Daniel Merli, no Centro de Mídia Independente

Não estou aqui para defender Hugo Chávez. A história vai muito além do que se lê, e quem sou eu para conhecer e compreender tudo. Mas estou aqui principalmente para defender algo muito valioso que escutei ontem:

JAMAIS SE CONTENTE COM UMA VERSÃO SÓ.

5 comentários:

Carlos Castellani disse...

Muito legal Letícia
é importante as pessoas ficarem sabendo dessas coisas
Tem muita informação que é censurada na mídia de massa
E muita informação que é manipulada também

Esse caso do Hugo Chavez foi apenas um só, parecidos com esse tem um monte

Quando eu falo que a Veja e a globo querem enganar as pessoas quase ninguém acredita em mim ...

Isso aí que vc escreveu mostra como as coisas funcionam...

Anônimo disse...

"Duas semanas depois .."
Tudo bem, Lets, tá perdoada rs
Mas como é forte isso, não? E o pior é que esse é só um caso que não nos afeta tanto quanto o caso das versões unilaterais tendenciosas apresentadas em tempos de eleições! Isso sim é triste pra nós .. mas Deus é mais!! Sempre há uma Esperança, né? =] E isso vai mudar! Bjão!

Diego Moretto disse...

Letícia, me restringirei a falar da mídia, pois de Chávez ja estou esgotado de chinga-lo em meu blog, hehehehehe.

Bom, essa história é apenas uma das milhares já descobertas sobre o encobrimento da mídia. Bom, ainda mais se falando na Rede Globo. Tanto que não me restrinjo a apenas uma opinião, isso é importante.

Eu não conhecia este lado da história na vida do Hugo.... bem q ele podia ta preso ate hoje, menos um loco no mundo, hehehe.

Bjos e ótimo post!

Alê disse...

Aaai, Lê.
É uma pena não poder passar aqui com mais freqüência. E às vezes, passar tão rápido que nem dá tempo de comentar.

mas me encho de orgulho ao ver você dedicada ao blog e fazendo um trabalho tão bom! de verdade. ( e que futuro promissor a essa garota não se reserva?)

Adorei esse post. Você sabe do meu asco pelo poder manipulador da mídia no país, das minhas tendências revolucionárias reprimidas e da minha afeição utópica pelo socialismo.

Vou tentar comentar mais,
Parabéns! ; ]
Xande.

Unknown disse...

atualize, por favor. Já não é em qualquer canto que se lê coisa confiável, se você parar também, a gente tá lascado.