
Oito horas da manhã. Acordo e enrolo pra levantar. Barulho de obra. Barulho infernal de obra. Levanto. Olho pela janela. A visão me arranca as primeiras palavras do dia. Palavras incomuns, devo dizer. E gritadas.
“CARAAAAALHO, MERMÃO!”
Minha mãe se assusta. Pergunta o que é que eu tenho. “Nada”, respondo. “Só dor de ambientalista”... Havia um monte de árvores enormes num terreno aqui em frente da janela. Tão altas. Tão verdes. Quando acordei, elas estavam todas no chão. Todas. Não sobrou nada. Nada. Com certeza vão construir algum prédio quadrado ali. Definitivamente não gosto de prédios quadrados. Morei neles a vida toda, mas não gosto. Não suporto mais os ver subindo, e eles não param de subir. Barulho de obra. Barulho infernal de obra. As raízes das árvores estão todas pra fora. Lá se vai um bocado de vida que levou tanto tempo pra ficar tão alta e tão verde. Fico vermelha, com o olho cheio d’água. Raiva. Muita raiva. Às vezes sem perceber algo muda dentro da gente. No geral nem pensamos no assunto, mas inevitavelmente está lá. Será que acabei me tornando uma ambientalista? Será?... Percebi que não tem essa palavra no dicionário. O que faz de alguém um ambientalista afinal? O que é preciso? Eu posso?...
“Existe uma imagem deturpada do que é ser ambientalista. Diferente do que pensam, o ambientalista não é só o ativista: aquele que nada com golfinhos, faz parte de uma ONG, se coloca à frente da serra elétrica na Amazônia. Ser ambientalista no cenário atual é praticar pequenos e significativos gestos, mudar hábitos de consumo. Parece clichê, mas não é. Ambientalista é aquele que não joga lixo na rua, que recicla seu lixo doméstico, economiza água, consome energia de forma consciente e apóia as empresas que são ecologicamente responsáveis, preferindo suas marcas na hora da compra. Enfim, para ser ambientalista, não é necessário ser um especialista em natureza. Os maiores desafios ambientais estão nos grandes centros urbanos e, portanto, nas mãos das pessoas comuns.”
Tá. Ricardo Trípoli explica sob seu ponto de vista. Ele é deputado federal (PSDB-SP), ambientalista, advogado e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (êita).
Ambientalista. Vou gostar disso (e vou tentar xingar menos).