quarta-feira, 27 de junho de 2007

Como descobri que havia me tornado uma ambientalista


Oito horas da manhã. Acordo e enrolo pra levantar. Barulho de obra. Barulho infernal de obra. Levanto. Olho pela janela. A visão me arranca as primeiras palavras do dia. Palavras incomuns, devo dizer. E gritadas.

“CARAAAAALHO, MERMÃO!”

Minha mãe se assusta. Pergunta o que é que eu tenho. “Nada”, respondo. “Só dor de ambientalista”... Havia um monte de árvores enormes num terreno aqui em frente da janela. Tão altas. Tão verdes. Quando acordei, elas estavam todas no chão. Todas. Não sobrou nada. Nada. Com certeza vão construir algum prédio quadrado ali. Definitivamente não gosto de prédios quadrados. Morei neles a vida toda, mas não gosto. Não suporto mais os ver subindo, e eles não param de subir. Barulho de obra. Barulho infernal de obra. As raízes das árvores estão todas pra fora. Lá se vai um bocado de vida que levou tanto tempo pra ficar tão alta e tão verde. Fico vermelha, com o olho cheio d’água. Raiva. Muita raiva. Às vezes sem perceber algo muda dentro da gente. No geral nem pensamos no assunto, mas inevitavelmente está lá. Será que acabei me tornando uma ambientalista? Será?... Percebi que não tem essa palavra no dicionário. O que faz de alguém um ambientalista afinal? O que é preciso? Eu posso?...

“Existe uma imagem deturpada do que é ser ambientalista. Diferente do que pensam, o ambientalista não é só o ativista: aquele que nada com golfinhos, faz parte de uma ONG, se coloca à frente da serra elétrica na Amazônia. Ser ambientalista no cenário atual é praticar pequenos e significativos gestos, mudar hábitos de consumo. Parece clichê, mas não é. Ambientalista é aquele que não joga lixo na rua, que recicla seu lixo doméstico, economiza água, consome energia de forma consciente e apóia as empresas que são ecologicamente responsáveis, preferindo suas marcas na hora da compra. Enfim, para ser ambientalista, não é necessário ser um especialista em natureza. Os maiores desafios ambientais estão nos grandes centros urbanos e, portanto, nas mãos das pessoas comuns.”

Tá. Ricardo Trípoli explica sob seu ponto de vista. Ele é deputado federal (PSDB-SP), ambientalista, advogado e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (êita).

Ambientalista. Vou gostar disso (e vou tentar xingar menos).

5 comentários:

Diego Moretto disse...

Primeirão a comentar, UHU!!! HEHEHE.

Bom, pelo curso que faço, mesmo se eu não quisesse teria de me tornar ambientalista, hehehe. O deputado foi bem feliz na sua definição doq é ser ambientalista. O engraçado que são pequenas coisas, coisas que aprendemos com uma boa educação e que muitas pessoas deixam passar em vão. No atual mundo, deveria ser obrigatório ser ambientalista. E tbm fico bem triste quando derrubam árvores ou acusam "préas" de serem responsáveis por interromper uma obra.....bem triste msm.

Bom, tenho muita coisa pra te falar, hehehe. 1ºobrigado por me visitar no blog e desculpe a demora. Este mês ta dificil pra mim. Procurando republica, provas...ta foda. Outra coisa é que lembro que quando meu nome saiu na coluna do Bruno Reis vc foi a única que veio me falar disso, hehehe, E como seu sobrenome tbm é Reis, pensei sei lá, vcs são parentes?? HAUHAUHHAAUHUHAAHA.
E por final, meu blo foi indicado como um dos cinco melhores de um tema lá. Aí o ganhador tem de indicar mais cinco, e eu indiquei o seu...hehehe. Vai lá e dá uma olhada no meu blog que escrevi sobre isso. Bjão!!!

Anônimo disse...

bah é de matar e dar raiva mesmo, essa desmatação non-sense que acontece :////////////
tão difícil áreas que tenham verde e nas poucas que ainda restas, derrubam as pobres árvorezinhas para construção de prédios, fábricas e afins...
hoje em dia acho que só quem não tem noção do que acontece no mundo não é um pouco ambientalista :)

adorei a definição do deputado, realmente se todo mundo colaborasse de maneiras pequenas porém significativa, poderiamos mudar algumas coisas!

beijo

J. disse...

Meu outro comentário foi abduzido pelo blogger.

Enfim... dizia que isso acontece comigo tb. Pequenas coisas, que ás vezes, não trazem pensamento consciente.

Mas não parei de praguejar! Nem de me deprimir...

Valeu pela visita no meu blog!

Cris Penha disse...

Descobri seu blog através do Blog O Meio Ambiente.

Parabéns, está muito bom mesmo.
Passarei por aqui sempre!


Abraços

Anônimo disse...

Não farei prédios quadrados!
Lê,tu é ambientalista desde sempre...