terça-feira, 5 de junho de 2007

Inconveniente?


Esses dias me peguei meio enjoada desses assuntos de meio ambiente. Sim, meio enjoada. Fiquei tão empolgada com a questão do aquecimento global, mas tão impressionada, que saí lendo e assistindo tudo que achava a respeito. Tive uma verdadeira overdose de crise climática, de catástrofe. Saí tentando convencer as pessoas da gravidade do caso assim como eu havia sido convencida. Saí tentando alertá-las, e para isso praticamente distribuí tapas na cara dos meus eventuais leitores. “Acorda, meu irmão!”. Sim, eu queria que todos acordassem a ponto de fazerem alguma coisa. Fiquei com sede de mudar, mudar tudo. Repensar todo o meu modo de agir e viver. Passar por cima da minha mania de higiene perfeccionista e cronometrar o meu banho. Passar por cima da preguiça mortal e lavar todo saco plástico ou caixa de leite que esvaziava e quase ia pro lixo comum ao invés de pro lixo seco, reciclável. Eu queria mudança. Eu quero mudança.

Não podemos nos dar ao luxo de simplesmente enjoar do assunto. Vamos falar de meio ambiente sim! Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente! Essa é a Semana do Meio Ambiente! Você já escutou isso mais de 10 vezes? Pois eu também. Já se fartou de saber que o vidro demora por volta de 1 milhão de anos pra se decompor e voltar à natureza? Já não agüenta mais que lhe repitam que devemos plantar muitas árvores e andar mais de bicicleta do que de carro? Pois agüente mais um pouco! Vamos repetir, repetir e repetir até que todo mundo não só ouça mas também tome a sua atitude. Nunca quis esbofetear você, querido leitor. Eu gosto de você. Só tenho vontade às vezes de te dar uma sacudidinha, quem sabe... Se nós não fizermos nada, quem fará? Vamos deixar a responsabilidade nas costas dos outros? E que outros? O governo? A galera daquela ONG famosa? Pois quem tem que agir é ninguém menos que eu e você. Ninguém menos que cada cabeça que faz parte desse mundo. Sem você não vai dar certo, acredite.

Não dá mais para usar a preguiça e a falta de tempo como desculpas. Não existem mais desculpas. Sinto aqui em mim que essa é uma causa pela qual vale a pena viver. Pela qual vale a pena morrer. É uma sensação boa essa de que você pode fazer a diferença! Quem diria, meros mortais como nós!... Eu sei que não é absolutamente nada original, mas aí vai (de novo e de novo): se cada um fizer a sua parte podemos salvar o mundo!

Não enjoe do assunto.

11 comentários:

Elza disse...

é a situação do planeta é complicada.desejo, assim como vc que as pessoas acordem pra vida, e tentem, ao menos tentem fazer algo pelo planeta, pois ainda não temos a possibilidade de explorar outro!

Rafael Abreu: disse...

Olá, sou amigo da Luíza Camporez e ela me indicou seu blog:
gostei.
Gostei do jeito com o qual você escreve. Simples, sem ser muito enxuto, objetivo, sem ser frio.
Mesmo nos assuntos mais "delicados" ou que são os mais perigosos de se escrever com um sentimentalismo irrefreável, consegue convencer sem apelar.
Vai fazer jornalismo, não é? Eu também.
Depois dá uma passada no meu blog:
www.abreu07.blogspot.com

R. B. Dillinger disse...

Conscientização, é sempre o melhor caminho.

Unknown disse...

Muito bom mesmo. Será então uma jornalista? Parabéns!

Diego Moretto disse...

Isso mesmo, adorei isto. Realmente não podemos nos dar o luxo de enjoar com tais assntos, e muito menos deixar de lado. Temos de mater a cara e lutar. Infelizmente é a sobrevivencia da especie que depende disso, mas ate convenssemos alguem a mudar...dificil heim.

E cara, imagine eu, estudando Saneamento, vendo tudo e estudando o porquê de tudo isso :? hehehee,

Adorei o post, bjosss!!!

Lábia na -7 disse...

Ah qualé, se as pessoas se concientizarem e pararem de ferrar o planeta eu não terei a oportunidade de ver aqueles belos cenários de civilização devastada que X-1999 sempre me prometeu.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pra você não ficar triste que ninguém ainda entrou no seu blogger após os passos de Anchieta, vim deixar minha colaboração. E parabéns pela iniciativa de distribuir informação para tentar melhorar um pouquinho o nosso mundinho. Espero que continue assim por muitos e muitos anos...
Abraço Rafael Lacerda (Tô me sentindo super bem...)

Anônimo disse...

As vezes eu acho que ninguém vê a importância do problema :/
Todo mundo sabe que está acontecendo "alguma coisa" mas não fazem nada, ou não se informam para ver o que podem fazer para mudar!!
Com certeza essa é uma causa que eu luto até o fim ^^

beijo

R Lima disse...

Esse assunto é de extrema urgência.. é um problema coletivo e cabe a cada um de nós fazermos nossa parte individual..

Saber o qto isso nos faz parte do todo e responsáveis pela vida que se segue... é estímulo para nunca enjoar deste assunto..

Bjs,



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

juro por deus ticha, vc ainda vai fundar uma ong chamada abrace o mundo e vao t dar o premio nobel do meio ambiente (se isso existir).