quarta-feira, 20 de junho de 2007

Preás 1 x 0 Petrobrás

“Preás atrasam obras da sede da Petrobrás”. Eis a chamada na primeira página da A Gazeta de sábado (16 de junho de 2007) que me atraiu a atenção. A entidade terá sua nova sede em um terreno na Reta da Penha, onde hoje há uma mata. A planta é linda, os prédios são moderníssimos, e além do mais abrigarão 1.500 funcionários que hoje trabalham em vários locais diferentes da Capital, Vitória. Mas nada nesse mundo consegue tirar a mata e os preás da minha cabeça. Os bichinhos são animais silvestres cujo maior pecado foi viver justamente na mata onde a Petrobrás está afim de construir seus lindos prédios. Isso se chama progresso. São acusados de atrasar as obras porque não tem ninguém disponível para tirá-los do local. O IBAMA está em greve há mais de um mês e a Polícia Ambiental se recusa a fazer um trabalho que diz não ser dela.

O caso me fez lembrar de um comentário que fiz esses dias com um amigo. Estávamos caminhando na praia e passando na frente de uma espécie de acampamento para jovens adventistas (tudo bem que isso não importa). No portão de entrada do terreno murado uma placa dizia em letras garrafais: “PROIBIDA A ENTRADA DE ANIMAIS”. Olhei toda a natureza em volta e os bizarros muros e portões construídos pelas mãos do homem. Acabei comentando em voz alta algo como: “Que prepotência a nossa, né? A gente vem, corta as árvores, destrói a grama, expulsa todos os seres que antes de nós viviam ali, constrói nossas bizarrices e depois ainda por cima os proíbe de entrarem no lugar. Quem a gente pensa que é pra nos acharmos mais donos disso aqui do que eles? Proibida a entrada de animais, ham...”.

O problema é que o ser humano se acha o dono do mundo. Se acha o bicho mais importante dentre tantos, dentre todos. Acha os seus assuntos mais relevantes e urgentes. De que importa a moradia dos preás? Estamos falando da magnífica sede da Petrobrás no Estado! Oh! Isso é coisa séria! Isso é coisa verdadeiramente importante. Preás?! Você só pode estar zoando com a minha cara...

A reportagem também contava com aquele quadrinho “Nossa Opinião”, onde a A Gazeta falava indignada sobre o prejuízo que a Petrobrás está tendo com o tal atraso das obras, sobre a briga entre órgãos e empresas públicas e sobre a falta de prioridade com o que é de interesse da sociedade. Interesse da sociedade... Muita gente vai me achar idiota por eu estar aparentemente desconsiderando fatores como capital, empregos e sustento de famílias, mas pra mim é claro como o dia que o mundo só terá jeito quando revermos profundamente quais são os nossos interesses. De preá em preá e de mato em mato é que o aquecimento global enche o papo.

8 comentários:

Anônimo disse...

I LOVE YOU TICHA!

votaria em vc pra presidente dos estados unidos da américa se eu pudesse, quem sabe assim em vez de fuder com tudo e com todos algum bem viria daquela porra d lugar.

mas começemos a mudança por aqui mesmo, seus posts estao cada vez melhores, e eh de post em post e de mente em mente q as coisas mudam.

milhoes d beijos pq vc merece!

Anônimo disse...

Liga pra petrobrás não, só o ano passado o lucro liquído dela foi algo perto de 30 bilhões de reais, o prejuízo de alguns milhões que ela ta tendo com esse atrazo aí não é nada pra ela. Não faz diferença.

Apesar do que dizem os jornais ...

R. B. Dillinger disse...

Cara, hoje em dia não existem mais áreas que não sejam "matas". Sempre que uma grande empresa vai construir alguma coisa, quem sai perdendo? As matas!

Infelizmente, essa é a realidade!

Valeu pelos parabéns no meu blog!

Elza disse...

O homem é muito prepotente, vai destroi e ainda quer proibir o natural de acontrecer!!

=]

Lábia na -7 disse...

AHHH!!!!!!!

Olha só, tem um link pro "é permitido permitir" ali no canto. Puta merda, estou super orgulhoso, levei algo de bom adiante!!!!

Agora é hora de equilibrar as coisas. Tenho de levar algo de ruim adiante....

Deviam construir o novo prédio por cima dos bichos, assim aqueles pequenos imprestáveis podem se tornar petróleo daqui a alguns milhões de anos.

Unknown disse...

Hoje eu vi um preá pastando na pedra da cebola. A gente podia fazer guerrilha naquela mata da avenida pra salvar os preás. Conheço um cara que foi guerrilheiro no Araguaia...

J. disse...

concordo completamente.

Diego Moretto disse...

Olá........
Cara sabia que sábado pensei em escrever sobre isso....achei engraçado a matéria da Gazeta...
Mas tudo bem. Com certeza vc se deu melhor, ficou ótimo o artigo.

Na verdade, fico dividido na formação de minha opinião. Por um lado temos os prejudicados verdadeiros habitantes, que nunca são lembrados na hora de destruir seus hábitats, e por outro temos um empreendimento que resulta em crescimento econômico pro ES, com muitos empregos e tal. Mas a história de sempre ficar olhando pra nosso umbigo já deu no saco. Como estudante de S.A. e árduo leitor de assuntos relacionados ao Aquecimento Global, estou cansado desses animais sempre ficarem em segundo plano. Mas fica este dilema....
Bom, adorei o post. Vou pro outro agora. Bjão!!!!