terça-feira, 22 de maio de 2007

Cacofonia da Comunicação

Li esse termo no “Manual da Redação”, uma pérola publicada pela Folha de São Paulo. Devo admitir ainda não ter passado nem da vigésima página, mas de cara o que mais me chamou a atenção foi a tal da cacofonia da comunicação.

Houve um tempo em que ter acesso à informação era um privilégio para poucos. Meu avô, a titulo de exemplo, quando comprou sua primeira televisão em cores acabou virando a grande sensação entre os vizinhos. Os tempos mudaram, e como. Hoje já não se reclama mais da falta de comunicação, mas sim do excesso inassimilável dela. A todo segundo são tantas opções de informação vindas de tantos lugares que você passa a acreditar (e temer) que as únicas maneiras de conseguir um descanso sejam se trancar num quarto vazio ou fugir para alguma ilha deserta no Pacífico.

Assim como não dá para ler nessa vida todos os livros que me interessei pelas livrarias e bibliotecas afora até hoje, também não dá para conferir todos os jornais que gostaria, nem todas as revistas, os programas, os sites ou os blogs. São incontáveis, e estão todos aí disputando a nossa atenção, o nosso precioso tempo... Até, digamos, ontem, isso me fazia sentir recuada, ofendida, soterrada.
“Quem eles pensam que são?!”
“Eu não quero saber sua opinião sobre a prisão do prefeito de Camaçari!”
“Mas que diabos esse sujeito tava querendo enfiando a câmera na cara do Russel Crowe assim?! Credo...”.
Em grande parte do tempo a mídia simplesmente me parece odiosa. O que me faz querer ser jornalista então? Aquela frase genial do Centro de Mídia Independente: “Odeia a mídia? Seja a mídia!”.

Mas voltando à cacofonia da comunicação... Contra todas as expectativas, enfim percebi que essa variedade toda não pode ser ruim. Pelo contrário. Com tantas fontes, tantas possibilidades, cada um pode escolher livremente segundo seus interesses e preferências o que buscar, em quê se aprofundar. É justo, e não sufocante afinal.

Este mês comemora-se o Dia das Comunicações Sociais. Admito ainda não saber exatamente quando foi isso, pois cada fonte diz uma coisa diferente (uma das desvantagens de todo mundo agora poder espalhar informações a torto e a direito... até eu). Aproveitando o embalo nessa semana está acontecendo um seminário muito, mas muito legal mesmo em alguns estados:
“A Constituição do Comum – Comunicação e Cultura na Cidade”. Capixabas, alegrem-se! Tem aqui também! Se eu fosse vocês daria uma conferida no site agora mesmo:



Ainda está em tempo de participar, a programação vai até sexta-feira. Nos vemos lá!

10 comentários:

Anônimo disse...

Lê, não enlouqueça com suas leituras!!!!!sério mesmo.

Arthurius Maximus disse...

Belo texto. Realmente a gama de informações hj é tão grande que fica difícil acompanhar. É uma "maratona" (rs) e, citando vc ainda, o desencontro das informações fornecidas também é grande. Quando inventaram o telefone, anos transcorreram antes de todo mundo conhecer a invenção. Hj, o sujeito mal dá o ponto final no rascunho da planta doprojeto e a informação já correu mundo. Ele tem que correr muito mais pra registrar a patente dele. Se não dança!
"Sinal dos tempos!"

Diego Moretto disse...

Nossa, realmente o excesso de informação nos deixa meio doq perdidos. mas temos de tomar cuidado com essas "informações" divulgadas dia-a-dia... imprensa marrom é o que mais tem no mundo, infelizmente (ou não). Bom, adorei seu texto, há, adoro seu blog msm, hehehe.

Cara, o pior q to sem tempo de ir ver estas palestras, q droga. To mudando de republica e ta um correria. Acho q irei na sexta, se ainda der. Tomara que a gente se esbarre. bjs!!!

Anônimo disse...

Lê, não enlouqueça com suas leituras!!!!!sério mesmo.
[x2]

Eu perdi dois posts seus por causa da minha sonseira :/

Anônimo disse...

Incrivel este texto.
A comunicação é contraditória mesmo... mas bem, é a melhor coisa do mundo ao meu ponto de vista.

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Atualizei, se quiser conferir.
Adorei seu blog, vou colocá-la como amiga certo?!

Beijo.

Anônimo disse...

quando vc me falou o titulo deste post tinha imaginado outra coisa, mas tudo bem, tah valendo!
bjao e ateh terca q vem!

Anônimo disse...

Ô Lê, é tão bom saber que você tá exercitando seu talendo ^^
Perdi 2 posts, tô sem tempo...

Sinto saudades, e recebi sua carta, aguarde , não tardarei a responder esta!

Bjos primas!

Unknown disse...

eu já vi cartaz disso lá na ufes!
e até ler o seu texto eu não fazia idéia do que fosse. Na verdade eu ainda não entendi muito bem o espírito da coisa. Mas, se você tiver ido, depois me conta o que que era.
=D

Anônimo disse...

bah eu tava pensando em todos outro dia em tudo isso que tu disse e me deu um certo desespero, pensar por exemplo que a internet tem tantas opções de coisas legais que eu não vou ver nem a metade até o fim da minha vida, que eu nunca vou chegar a ler todos os livros que eu já achei interessante elas livrarias e muito menos viajar pra todos os lugares que eu tenho vontade e conhecer culturas...
e cada vez mais vem informações de coisas novas que me interessam.
eu acho justo, mas sufocante igual, porque tu faz uma escolha, mas continua pensando nas outras opções, pelo menos eu fico...

adorei o post :)

Anônimo disse...

No final das contas você não definiu a tal da cacofonia .. pelo menos não explicitamente! xD Tudo bem, a gente olha o dicionário rs ..