terça-feira, 15 de maio de 2007

Um minuto para poesia e conversas de além-túmulo


Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .
— Respire.
...........................................................................

— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

Manoel Bandeira



O que você faria se soubesse que iria morrer dentro de um mês ou dois?
Ou pior: se soubesse que só teria tempo suficiente pra tocar um tango argentino?!

Sonhei com isso esses dias e fiquei me fazendo essa mesma pergunta...
Ainda não soube responder. É difícil imaginar o que é te dizerem que você vai morrer dentro de um tempo estrito, pré-determinado. Não consigo imaginar porque ninguém nunca me disse isso, nenhum médico, nenhuma voz do além, nada parecido.
Todos sabemos que vamos morrer um dia, afinal, "nada é certo nesse mundo, exceto a morte e os impostos", como diria Benjamin Franklin. A única coisa que sabemos é que realmente vamos bater as botas, mais cedo ou mais tarde...
Com essa idéia já estamos mais do que familiarizados, e um "mais cedo ou mais tarde" é bem melhor de se aceitar do que um "dentro de um mês ou dois". Por mais que este "mais cedo ou mais tarde" possa ser amanhã, nós sempre temos a esperança de que será um "mais tarde", e não um cedo demais.

Ainda com 18 anos, na flor da idade, o jovem Manoel Bandeira descobriu que era tuberculoso. Abandonou os estudos e começou a passar temporadas de cidade em cidade, naquelas de clima mais propício ao seu estado de saúde. Sua poesia tem início bem nesse momento em que sua vida mal saía da adolescência e já se via quebrada pela manifestação dessa doença, então fatal.

"Tive de parar os estudos por causa da doença. Não estudei cálculo infinitesimal ou integral e isso me impediu de ler muitas coisas, inclusive a teoria de Einstein. Nas horas de ócio da doença, não me apliquei ao estudo de grego e latim, iniciados no Colégio Pedro II. (...) E, naturalmente, sinto pelos amores frustrados por causa da doença".

Eis que o cara morreu com mais de 80 anos de idade.
A perspectica da morte esteve presente em sua vida inteira. "A vida inteira que podia ter sido e que não foi"... Um sentimento de vazio, de fatalidade, de fim terrível e inevitável. Pra quê, me diz, pra quê? Quantos amores frustados?...
A verdade é que a vida pode acabar amanhã tanto pra mim ou pra você quanto para um sujeito internado lá no hospital. Quem foi que te disse que as chances do sujeito partir são maiores que as suas?...

O que eu faria se soubesse que iria morrer dentro de um mês ou dois? Talvez tentaria realizar os meus sonhos... Cara, que resposta estúpida! Se sei que vou morrer um dia mesmo porque preciso que alguém me diga isso pra ir realizar meus sonhos?! A hora é essa, a vida é essa! Vamos realizar nossos sonhos então! Sem medo de ser feliz, sem medo de ser quem somos! Assim é que devia ser. Não me importo se soa como dicas de livro de auto-ajuda. Sejamos felizes a cada momento! O futuro é uma ilusão, a vida é feita de um monte de agoras. Não deixemos pra amanhã nem depois, sejamos felizes agora! Ihaaaaa!

10 comentários:

Anônimo disse...

eh isso aí ticha....
'hic et nunc' > 'aqui e agora'
bjao!

Anônimo disse...

Lê,tu é comédia mesmo...
Tão intensa,qt a morte
o melhor é ignorar o momento!!!
Viver é a melhor opção(coitado de Manoel Bandeira):(

BeatsMe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BeatsMe disse...

Foi lendo seu post que me deu vontade de escrever sobre esse tema tão legal que é a morte. Se quiser dê uma olhada depois:

http://sentaquelavem.blogspot.com/

Valeu pela "matéria-prima"!

Fernando Teixeira disse...

Não sabermos o quanto a vida vai durar é otimo. Obviamente o texto soa como livro de auto-ajuda, mas para alguns dos leitores pode ser de grande importancia.

Vale lembrar que alcançar os sonhos muitas vezes nos pedem um pensamento a longo prazo, e não curtir cada momento. Penso que não podemos ir de Zeca Pagodinho e deixar a vida nos levar. Cada um tem que tomar as redeas de sua vida, e isso não é facil, demanda escolhas e responsabilidades.

Ser feliz é subjetivo, alcançar objetivos também. Mas não podemos nos esquecer que apesar da vida ser curta ela tem que ser vivida com responsabilidade...e atirar tudo para o alto e ser feliz muitas vezes não é a melhor saída...

Vamos ser felizes? Vamos, obvio..mas sempre que tirar os pés do chão, em seguida ele tem que voltar, e há de se preparar, pois no chão também há espinhos.

Diego Moretto disse...

Bom, não achei q ficou parecido com um texto de auto-ajuda, mas td bem...
Bom, não a muito o que se falar. Assim como já foi dito, temos de aproveitar sim cada minuto de nossas vidas (CARPE DIEM), mas sempre com os pés no chão. Senti pena do Bandeira, essa coisa de ter previsão para morrer é no minímo torturante. Não conseguiria realizar meus sonhos em 2 meses, ou um ano. Há varios modos sim que aproveitaria esses ultimos dias de minha vida, mas com certeza não seria realizando meu grande sonho, este ainda vai demorar um tempinho, hehehehe. É triste o que algumas pessoas fazem com sua vida, com a finalidade de que "morrerão msm". A vida esta ai para ser aproveitada ao máximo, mas como disse o Fernando, mantenha os pés no chão. Quando maior o vôo, pior a queda.

Melhorando sempre garota, adorei demais este post. Obrigado pela visita ao DM e volte sempre!! bj!

Anônimo disse...

Texto legal... morrer! Eis a temida palavra, pelo menos pra mim...eu odeio pensar que vou morrer, talvez eu não tenha medo de ir para seja la onde for... talvez meu maior medo seja não poder fazer tudo que quero. Mas é ridiculo... posso morrer amanhã!
Eu não gostaria de saber que vou morrer... melhor mesmo é ficar aqui, fazendo tudo que tenho pra fazer e se um dia eu sei la for... tudo bem. =] Talvez eu comece tudo de novo em outro lugar...


Não ficou m texto de alto ajuda.
~~/

Anônimo disse...

Nossa, nem sei o que faria se descobrisse que tenho pouco tempo de vida.... Certamente ia dar um desespero impossível de ser medido...

(www.pollyok2.zip.net)

Diego Moretto disse...

In Off: Cara vc viu meu nome lá??? Putz, muito loco nem acreditei. Vira e volta eu já trocava emails com o Bruno, mas esta semana foi todos os dias, massa msm. Adoro a coluna dele, e é o caminho que eu gostaria de seguir...música, filmes...vamos ver né?? hehhehe. Nossa cara, tbm morro de medo de escrever com uma opinião mais clara e ferir os sentimentos de algum leitor ou algo assim. Tomo muito cuidado, mas na maioria das vezes consigo expor minha verdadeira opinião. Bom é isso. Bjão!

j. gauche disse...

é, abrace.