terça-feira, 1 de maio de 2007

Com as próprias mãos

“Na sua frente, um humilde Veterano do Vaudeville, arremessado Vicariamente ao mesmo tempo como Vítima e Vilão pelas Vicissitudes do destino. Essa face, não uma mera aparência de Vaidade, é o Vestígio da Vox populi agora Vaga, desaparecida, uma Vez que a Voz Vital da Verosimilitude que era Venerada acha-se Vilipendiada. Entretanto, essa corajosa Visitação de uma opressão de eras passadas está reViVida e será conquistada por esse Venal, Virulento canalha Vanguardista deformado autotestemunho de Violentos Vícios e Violações Vorazes da Vontade. O único Veredito é Vingança, a Vendetta, contra aquilo que suprimiu a Vontade, não em Vão, porque o Valor e a Veracidade de algo semelhante um dia será reiVindicado pelos Vigilantes e Virtuosos. Realmente, este Vichyssoise da Verbosidade é extremamente loquaz diante de uma introdução, e assim é uma grande honra conhecê-la, pode me chamar V.”



Passei uns dias com esse complexo camarada chamado V. Li o quadrinho e assisti o filme de forma meio alucinada nessa semana que passou. Herói ou vilão? Terrorista ou justiceiro? Você pode julgar e responder com toda a certeza?


Quando o garotinho João Hélio foi arrastado e partido em pedaços pelas ruas do Rio de Janeiro eu, assim como milhões de outros pacíficos cidadãos, tive vontade de arrancar lenta e dolorosamente cada membro do sujeito demoníaco que fez tal crueldade com a criança de 6 anos. Ainda tenho essa vontade amarga aqui no fundo peito, mesmo sendo fã incondicional de Gandhi e sua revolução sem sangue (!). Minha tia fica assustada quando falo essas coisas, e acha que a culpa é de eu estar envolvida demais com essa história que tem "Vingança" no nome. Talvez eu esteja. Mas de coração quero acreditar que a história do V não se trata de vingança, e sim de justiça e liberdade, e sim de um ideal. Não confio na justiça do governo. Na verdade ele perdeu nossa confiança há tempos, ao que parece. Confio na justiça de Deus e sei que o cara que vai ser solto logo logo um dia terá o que merece, mesmo que não seja aqui nesse mundo. Porém, se o governo não faz, o povo acaba fazendo com as próprias mãos. Deus que me perdoe, mas tem dias que a gente está tão indignado que é impossível não achar bonito. Não se assuste tia, eu não vou explodir o parlamento. Pelo menos não por enquanto.

10 comentários:

Unknown disse...

se você pensar que, mesmo que não exista um deus, ou algo do gênero, que vá fazer a justiça no além-mundo, ou no mundo de agora, talvez dê para encontrar consolo na idéia de que uma pessoa que comete uma atrocidade espalha entre as outras o exemplo da mesma atrocidade que comete, e acaba criando, em quem toma conhecimento do ato, um sentimento de repulsa, ou inquietude, ou revolta, etc, que faz com que a pessoa se resolva a fazer exatamente o oposto, ou seja: procurar a justiça. Aí dá pra aliviar um pouco o sentimento de impotência que geralmente se sente quando uma desgraça dessas acontece. Porque mesmo que saiam impunes, os assassinos geraram, involuntaria, mas fatalmente, na maioria, o desejo pela ação oposta (a justiça), o que termina por tornar o mundo mais justo, de uma forma ou de outra.
O que mata é quando vem na cabeça a vozinha dizendo que, no final, tudo não passa de um jeito de amenizar a angústia da gente, que ficou vivo; de uma forma de caçar um consolo pra uma coisa que, como bem exemplificaram os assaltantes que fizeram de peneira a viatura que tomava conta justamente do lugar onde o joão hélio foi morto,não tem jeito.

Diego Moretto disse...

Nossa cara nem me fale nestes sentimentos q rodeiam a gente. Tambem teve o caso daquela menininha de 2 anos q foi estuprada no Sul do Brasil. Acho q se me colocassem numa sala com este criminoso, tbm teria coragem de cortalo em fatias e depois queimar, pois nenhum animal merece comer um carne podres dessa. É revoltante e frustrante, mas a que se faz, aqui se paga. Bjos!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ok,
talvez um cara q cometa tais atrocidades tenha sofrido certas coisas q o levou a tal...mas vcs podem dizer:"oq q tem as crianças q sofreram haver com oq ele passou"
nada...é possível q o sujeito
assim como vcs,teve a incrível vontade e coragem de expressar td seu ódio!!!
é revoltante! é frustrante!!+ se oq ele queria era atingir a sociedade q sempre o ignorou...palmas!!!CONSEGUIU
enquanto isso,aquele q desvia verbas e + verbas(oq forma "caras")...aprova leis(q representa a vontade pop.!?)...recebe teu voto nas eleições...
faz sentido?tenho dificuldade de expressão.
da vontade de matar um cara desses?
DÁ...vai adiantar?Não!
Lê,oq fizeram contigo?vc nem reprovou...prefira mudar o mundo...não abrace a sujeira!

Fernando Teixeira disse...

Eu so louco por esse poema do "v"..no filme fica fantástico!

Eu particularmente ainda espero mais da justiça, não a que emana do povo ou de Deus. Explico.

Só porque vem do povo não quer dizer que esteja certo, a voz do povo não é a voz de Deus. O Povo não tem uma opinião uniforme e nao pode ser tomado como parâmetro mais correto sobe situações que despertam o "animal" homem, como a vingança.

Não podemos esperar que Deus faça algo. Alguém ja teve provas de que somos condenados pelos maus que cometemos na terra? Ninguem sabe. Portanto deixar para deus é querer padecer na ignorância. A Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus! As leis, apesar de nem sempre conseguirem estabelecer uma justiça de fato, ainda é a melhor solução para os problemas de uma sociedade.

A sociedade é formada por um conjunto de regras de convivencia que devem ser respeitadas. A justiça está aí para isso. A maioria das leis são uteis...mas as que prestão muitas vezes não tem uma aplicação correta...mas aí não é problema de Deus ou do povo. Mas apenas uma questão de corrupção.

Fernando Teixeira disse...

Puts, to ate copm vergonha dos erros de portugues aí em cima, mas nao vo reescrever..cada um q seja o editor e corte os erros...heheh
desculpem

Anônimo disse...

Minha vó diria que "tem que jogar na cadeia mesmo, esse bando de safado sem vergonha!".


Eu só não sei se resolveria de fato se a gente explodisse o parlamento...
;P

Anônimo disse...

AAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

isso eh tudo q eu tenho a dizer sobre o caso!

Anônimo disse...

putz, isso é deprimente.
parabéns pelo blog! textos ótimos!

BeatsMe disse...

Justiça de Deus?

Sei não hein...

Anônimo disse...

se algum dia vc precisar d ajuda pra armar explosivos, plantar arvores ou escrever historias, 'think of me'.
bjao!